Sobre a ABDSul
ABDSul foi fundada em Florianópolis, no sul do Brasil, em 22 de julho de 2001. Seu principal propósito é a difusão dos princípios da agricultura biodinâmica.
Histórico
A Associação de Agricultura Biodinâmica do Sul surgiu na região ao Sul do Brasil em 22 de julho de 2001.
Os objetivos são propagar os princípios da agricultura biodinâmica e também promover o conceito de inserção do organismo agrícola na paisagem local, levando em consideração a ecologia do ambiente, o meio social, técnico, econômico e cultural.
A agricultura biodinâmica tomou forma a partir de agricultores e várias pessoas que, tendo tomado conhecimento sobre o trabalho de Rudolf Steiner para a renovação da agricultura, de forma independente, durante as últimas décadas, buscaram integrar suas iniciativas e as transformaram na ABDSul.
Nestes anos de existência, a ABDSul vem organizando vários cursos e palestras sobre a Agricultura Biodinâmica, e também elaborando preparados biodinâmicos, promovendo consultorias, buscando a aproximação entre agricultores e consumidores, formando um novo pensamento sobre a evolução da sociedade e o meio ambiente.
Seus projetos são dedicados para as agricultoras e os agricultores que desejam de alguma forma fomentar a vida orgânica e biodinâmica em suas unidades produtivas.
A ABDSul trabalha com organizações da sociedade civil como a Ecocitrus, a Associação dos Agricultores Agroecológicos do Alto Vale e Região, o Instituto Morro da Cutia de Agroecologia, empresas públicas como a Itaipu Binacional, a Universidade Federal de Santa Catarina, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a EMBRAPA, o SEBRAE, e outras. Membro ativo da Comissão da Produção Orgânica - CPOrg (MAPA) em Santa Catarina, desde o início de suas atividades.
A maioria dos projetos são executados com apoio do Instituto Mahle, e da Itaipu Binacional, e com doações de diferentes pessoas, em especial dos associados.
A partir do ano 2010, a ABDSul ampliou suas atividades e iniciou debates internos sobre outros projetos, com o propósito de intensificar a presença e atuação dos associados e outros agricultores.
Implantado em 2012, o projeto de sementes estabeleceu um banco para armazenamento de sementes, nos dois estados onde a ABDSul atua. Nosso banco de sementes atualmente conta com 132 variedades. O projeto não tem prazo de término, e na safra atual temos campos de sementes nos dois Estados, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
Realizamos palestras com antroposófos e agricultores biodinâmicos, para associados, na sede da ABDSUL;
Desde 2013, promovemos palestras em conjunto com o Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovendo a agricultura biodinâmica na academia;
A ABDSul implantou um sistema participativo de certificação em 2013, visando o estímulo para a produção de alimentos orgânicos e biodinâmicos, e a emissão de certificados a produtores e processadores. Desde 2016 a ABDSul está, sob o número 030, credenciado pelo MAPA;
Concebeu e criou o Fundo de Publicação, no âmbito do Departamento de Comunicação, para a publicação de material de interesse. O primeiro livro publicado é "Koberwitz 1924", de Peter Selg, que comenta o curso de agricultura biodinâmica dado por Rudolf Steiner no ano de 1924;
Organizamos, realizamos e apoiamos diferentes cursos, encontros e conferências que envolvem a agricultura biodinâmica, saúde animal, produção de sementes biodinâmicas e a nutrição humana; tendo como público alvo agricultora(e)s, interessado(a)s e suas associações;
Implantamos o programa de estágios para estudantes e outros interessados, nos organismos agrícolas dos associados, promovendo a difusão de conhecimento e a prática na agricultura biodinâmica.
Apoiadores
Parceiros
Fundada em 1982 com o nome de Centro Demeter, a partir do 1º Encontro sobre Agricultura Biodinâmica no Brasil em 10/06/82, em Botucatu/SP, quando um grupo de pessoas movido pela Antroposofia, em busca de aplicar e promover os ensinamentos da Agricultura Biodinâmica no Brasil.
Sítio ABDSul
Em dezembro de 2016, um grupo formado por doze amigos e apoiadores do nosso trabalho, atuantes em atividades antroposóficas, doou uma área de vinte e quatro hectares que abriga um organismo agrícola, situada no município de Águas Mornas/SC, a 44 km da capital Florianópolis.
No ano de 2017, assumimos a responsabilidade que a área representa e nos traz, e, como consequência, realizamos atividades biodinâmicas ali, e implantamos um meliponário com dez unidades.
O destino desta área é apoiar o movimento antroposófico, no trabalho com a agricultura biodinâmica, com atividades de educação, na elaboração de preparados, na realização de dias de campo, na produção de sementes, e recebendo visitas de escolas e de pessoas interessadas no trabalho para a evolução da agricultura e da antroposofia. A ABDSul realiza ali atividades
No sítio, temos algumas estruturas construídas e outras remanescentes da história do lugar.