Sobre a ABDSul
ABDSul foi fundada em Florianópolis, no sul do Brasil, em 22 de julho de 2001. Seu principal propósito é a difusão dos princípios da agricultura biodinâmica.

Histórico
A Associação de Agricultura Biodinâmica do Sul surgiu na região ao Sul do Brasil em 22 de julho de 2001.
Os objetivos são propagar os princípios da agricultura biodinâmica e também promover o conceito de inserção do organismo agrícola na paisagem local, levando em consideração a ecologia do ambiente, o meio social, técnico, econômico e cultural.
A agricultura biodinâmica tomou forma a partir de agricultores e várias pessoas que, tendo tomado conhecimento sobre o trabalho de Rudolf Steiner para a renovação da agricultura, de forma independente, durante as últimas décadas, buscaram integrar suas iniciativas e as transformaram na ABDSul.
Nestes anos de existência, a ABDSul vem organizando vários cursos e palestras sobre a Agricultura Biodinâmica, e também elaborando preparados biodinâmicos, promovendo consultorias, buscando a aproximação entre agricultores e consumidores, formando um novo pensamento sobre a evolução da sociedade e o meio ambiente.
Seus projetos são dedicados para as agricultoras e os agricultores que desejam de alguma forma fomentar a vida orgânica e biodinâmica em suas unidades produtivas.
A ABDSul trabalha com organizações da sociedade civil como a Ecocitrus, a Associação dos Agricultores Agroecológicos do Alto Vale e Região, o Instituto Morro da Cutia de Agroecologia, empresas públicas como a Itaipu Binacional, a Universidade Federal de Santa Catarina, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a EMBRAPA, o SEBRAE, e outras. Membro ativo da Comissão da Produção Orgânica - CPOrg (MAPA) em Santa Catarina, desde o início de suas atividades.
A maioria dos projetos são executados com apoio do Instituto Mahle, e da Itaipu Binacional, e com doações de diferentes pessoas, em especial dos associados.
A partir do ano 2010, a ABDSul ampliou suas atividades e iniciou debates internos sobre outros projetos, com o propósito de intensificar a presença e atuação dos associados e outros agricultores.
Implantado em 2012, o projeto de sementes estabeleceu um banco para armazenamento de sementes, nos dois estados onde a ABDSul atua. Nosso banco de sementes atualmente conta com 132 variedades. O projeto não tem prazo de término, e na safra atual temos campos de sementes nos dois Estados, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
Realizamos palestras com antroposófos e agricultores biodinâmicos, para associados, na sede da ABDSUL;
Desde 2013, promovemos palestras em conjunto com o Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovendo a agricultura biodinâmica na academia;
A ABDSul implantou um sistema participativo de certificação em 2013, visando o estímulo para a produção de alimentos orgânicos e biodinâmicos, e a emissão de certificados a produtores e processadores. Desde 2016 a ABDSul está, sob o número 030, credenciado pelo MAPA;
Concebeu e criou o Fundo de Publicação, no âmbito do Departamento de Comunicação, para a publicação de material de interesse. O primeiro livro publicado é "Koberwitz 1924", de Peter Selg, que comenta o curso de agricultura biodinâmica dado por Rudolf Steiner no ano de 1924;
Organizamos, realizamos e apoiamos diferentes cursos, encontros e conferências que envolvem a agricultura biodinâmica, saúde animal, produção de sementes biodinâmicas e a nutrição humana; tendo como público alvo agricultora(e)s, interessado(a)s e suas associações;
Implantamos o programa de estágios para estudantes e outros interessados, nos organismos agrícolas dos associados, promovendo a difusão de conhecimento e a prática na agricultura biodinâmica.
Apoiadores



Associados
A ABDSul é uma associação sem fins lucrativos formada por agricultoras e agricultores, atualmente contando com diversos associados atuantes na agricultura orgânica e biodinâmica e está sempre aberta a novos interessados. Se você deseja fazer parte da nossa iniciativa, associe-se.
Parceiros



Fundada em 1982 com o nome de Centro Demeter, a partir do 1º Encontro sobre Agricultura Biodinâmica no Brasil em 10/06/82, em Botucatu/SP, quando um grupo de pessoas movido pela Antroposofia, em busca de aplicar e promover os ensinamentos da Agricultura Biodinâmica no Brasil.

Estágios
A ABDSul oferece a possibilidade de estágios para interessados na área da agricultura biodinâmica e também oferece apoio para os produtores que desejarem contratar estagiários para suas unidades produtoras.
Entre em contato conosco para saber mais.

Sítio ABDSul
Em dezembro de 2016, um grupo formado por doze amigos e apoiadores do nosso trabalho, atuantes em atividades antroposóficas, doou uma área de vinte e quatro hectares que abriga um organismo agrícola, situada no município de Águas Mornas/SC, a 44 km da capital Florianópolis.
No ano de 2017, assumimos a responsabilidade que a área representa e nos traz, e, como consequência, realizamos atividades biodinâmicas ali, e implantamos um meliponário com dez unidades.
O destino desta área é apoiar o movimento antroposófico, no trabalho com a agricultura biodinâmica, com atividades de educação, na elaboração de preparados, na realização de dias de campo, na produção de sementes, e recebendo visitas de escolas e de pessoas interessadas no trabalho para a evolução da agricultura e da antroposofia. A ABDSul realiza ali atividades
No sítio, temos algumas estruturas construídas e outras remanescentes da história do lugar.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() |