top of page
Fundo de Publicações

A ABDSul constituiu o seu “Fundo de Publicação” em 2016, com o propósito de manter um montante de recursos destinado exclusivamente à edição e impressão de temas da agricultura biodinâmica e da antroposofia. 


Os recursos gerados por estas impressões são destinados exclusivamente ao “Fundo de Publicação” para serem empregados em novos livros e publicações.


O fundo é que administrado por um colegiado de associados da ABDSul, denominado “Grupo de Publicação” constituído por 3 pessoas.


A finalidade deste grupo é definir as regras de atuação do fundo, propor e definir os livros a serem publicados, de acordo com os recursos disponíveis, e avaliar anualmente os resultados atingidos pelo fundo. A intenção é de manter os processos de gestão e decisão no âmbito dos associados, transparecendo os investimentos realizados, e estimulando os associados a contribuir na gestão da entidade.


Atualmente o grupo está constituído por Marcelo Barbosa de Cunto, Ronaldo Lempek, e Nelson Jacomel Júnior. 


A primeira impressão realizada, com o apoio do Instituto Mahle, incluiu a tradução, revisão e impressão do livro de Peter Selg, intitulado “O Curso Agrícola”, e tornou-se uma referência para a agricultura no Brasil, por apresentar em relato registrado, a primeira reunião de agricultores interessados em uma nova agricultura, por haverem - em 1924 - identificado os danos que os solos, as plantas e os animais manifestaram naquele então.

Livro5x3.png

O Curso de Agricultura

Neste livro, o autor, Peter Selg, reuniu relatos, documentos, e comentários sobre os momentos que antecederam, durante e se sucederam aos encontros entre agricultores e Rudolf Steiner, que depois vieram a ser conhecidos como o "Curso de Agricultura". Peter Selg nos apresenta a situação vigente naqueles dias, quando os agricultores reconheceram a perda de vitalidade de seus solos, plantas e animais. A linguagem viva apresentada revela a importância que Steiner deu ao lançamento deste trabalho. A oportunidade de revisarmos a celebração dos registros do Curso Agrícola de 1924, e experimentar um ânimo novo para a agricultura são os propósitos que este livro nos traz.

bottom of page