top of page

Certificação

Sistema Participativo de Garantia - Demeter - Orgânico

A certificação de garantia de produtos orgânicos visa assegurar a qualidade e idoneidade dos produtos, seguindo critérios e normas de conformidade pré-estabelecidos pela legislação.


Trata-se de um sistema estabelecido pela participação direta dos membros de um grupo que se comprometem com o cumprimento de exigências técnicas para a produção orgânica, sendo que os próprios agricultores/produtores são os responsáveis por “fiscalizar” as ações de todo o grupo.


O SPG caracteriza-se pela atividade exercida pelos participantes num Controle Social e Responsabilidade Solidária, o que dá credibilidade aos produtos gerados em diferentes realidades sociais, culturais e políticas.


O Sistema Participativo de Garantia (SPG) da ABDSul busca estimular entre agricultoras, agricultores e outros interessados o intercâmbio formal de práticas para a produção biodinâmica e para sistemas de produção orgânica.

A ABDSul é credenciada pelo MAPA desde novembro de 2016 e conta com diversos grupos de produtores em diferentes estágios em processo de certificação. Nove produtores e processadores estão  certificados e distribuindo seus produtos de excelente qualidade com o selo orgânico.

bottom of page