top of page
Abordagens e princípios biodinâmicos

Cuidado com a Terra

A biodinâmica leva os ideais e a ética à realidade prática, respeitando a ecologia, a cultura e a tradição de um lugar. Esta é a agricultura como uma colaboração entre os seres humanos e a natureza, na qual ambos podem florescer.

Abordagem Biodinâmica

Demeter_hof07-03-1024x683.jpg
A fazenda inteira

Cada sítio, fazenda, área é única e composta de sistemas interligados que dependem uns dos outros – do solo, das plantas, dos animais, dos seres humanos e do meio ambiente. Portanto, faz sentido que toda a fazenda, e não apenas uma parte dela, precise ser convertida para Demeter. Cada fazenda trabalha com espécies adequadas à ecologia e cultura local e visa a autossuficiência em forragem e fertilidade.

Diversidade leva à resiliência

​A diversidade de microrganismos no solo, plantas e animais silvestres e cultivados e iniciativas na fazenda levam a uma relação de trabalho rica e vibrante com a natureza.

Valorizar a tradição e o espírito de um lugar

O cuidado com a terra e a natureza tem estado tradicionalmente no centro da agricultura há gerações. A biodinâmica respeita estas tradições e reconhece que agora, nesta época de alterações climáticas e de esgotamento dos recursos planetários, a sustentabilidade não é suficiente. Como seres humanos, somos responsáveis pela regeneração da ecologia e das paisagens nos nossos sistemas agrícolas.

Baseado na comunidade

Agricultores e pesquisadores biodinâmicos se encontram e trocam experiências. Trabalham juntos no desenvolvimento contínuo da agricultura biodinâmica – em linha com os desafios que enfrentamos hoje. Todos os anos, a Seção de Agricultura do Goetheanum oferece uma plataforma para este intercâmbio na Conferência Agrícola Internacional.

Princípios da Abordagem Biodinâmica
  • Regeneração – a sustentabilidade não é suficiente

  • Integrando o bem-estar da natureza e dos seres humanos – fazemos parte da imagem completa

  • Criar um contexto vivo no qual os seres humanos, animais e plantas possam prosperar e desenvolver-se

  • Incluir os animais de uma forma que respeite o seu bem-estar, ao mesmo tempo que produz alimentos ricos em nutrientes, nutrindo o solo e protegendo a vida selvagem

  • A agricultura é contextual – da sua ecologia, paisagem e cultura

  • Responsabilidade ecológica – Cuidar dos recursos, incluindo embalagens e impactos do transporte

  • Responsabilidade social – Apoiar o desenvolvimento comunitário e uma abordagem cooperativa em toda a cadeia de abastecimento

bottom of page